Aee galera, aqui o Calinho e novamente venho trazer (des)informações muito (in)úteis pra vocês.
Como é sexta-feira minha cabeça já começa a pensar em cerveja (como se eu não tomasse cerveja durante a semana na facul), nisso tive um devaneio sobre hidromel que aguçou minha curiosidade de provar essa bebida tão falada e pouco vista.
Com essa ânsia em provar tal iguaria, cai na internet atrás de informações. Serei prático e não me estenderei falando que é uma das bebidas mais antigas do mundo, consumidas principalmente pelos celtas, saxões e nórdicos, bla bla bla. Vamos direto ao ponto, como se faz isso pra beber.
Uma das receitas que eu achei melhor segue abaixo, copiada descaradamente do
wikiHow:
INGREDIENTES:
Os ingredientes da receita do hidromel, são para 5 litros de liquido, mas pode ser adaptado calculando as proporções
- 4L de água
- 1L de mel
- 5G de fermento
- Suco de um limão
- Suco de uma laranja
- Saquinho de chá preto
PREPARO:
Ferva a água para tirar os resíduos de cloro.
Tire metade da água (2L) e deixa em fogo alto, a outra parte tire do fogo e deixe reservado.
Na metade que está no fogo, você adiciona todo mel, os sucos e o saquinho de chá, fique mexendo até quando perceber que irá ferver, abaixe o fogo e deixe lá por mais 1 hora, mexa nos primeiros 30 minutos e depois deixe lá o resto do tempo para formar uma camada na superfície.
Passada 1 hora, retire essa camada que se formou e joge fora, tire o saquinho e tudo que puder tirar.
Acrescente a metade de água que estava reservada e mistura.
Adicione o fermento, e guarde em um recipiente que possa ser fechado com uma tampa, (um ótimo meio de guardar o hidromel é em um garrafão de vinho de 4,6L) ponha um air-lock no lugar da tampa (Air-Lock é um sistema que permite que o ar saia, mas não entre, em dicas tem um link de como fazer um air-lock caseiro)
Deixe fermentando de uma a duas semanas em lugar escuro
Após o periodo de fermentação, côe o liquido, tirando tudo que tiver no fundo, engarrafe em garrafas que lhe for mais conveniente, e deixe na geladeira por no minimo 3 meses, se você quiser pode degustar sua obra nesse período.
Estava realmente disposto a tal feito, mas 3 meses(!) é um pouco demais. Mas não descartei ainda. Se tivesse uma taverna decente na minha cidade eu não precisaria recorrer a isso.
Pois é, já existe uma taverna que fabrica esta bebida dos deuses. Já provei e gostei, mesmo sendo bem diferente do que eu imaginava.
ResponderExcluirPara aqueles que quiserem saber mais: Projeto Valkiria (http://www.hidromelvalkiria.com/) - Curitiba! O pessoal é bem camarada e quanto maior o pedido, maior o desconto.
Esqueci de dizer: segundo uma lenda, o hidromel era considerada uma bebida afrodisíaca. Ela era dada aos noivos durante a lua de mel (o termo apareceu por causa da bebida). Se, depois de nove meses nascesse uma criança (um menino), aquela safra de hidromel era considerada boa.
ResponderExcluirSegue a dica para aqueles que irão se casar!
já tenho um lugar pra ir na próxima ida a Curitiba. Nota mental: cuidar com o que fazer depois de beber pra não ter surpresas em 9 meses.
ResponderExcluircara
ResponderExcluiressa receita caseira ai eu não arrisco.
é do de barriga na certa.
auhauhauh
Como já dizia "É o Tchan", "depois de nove meses você vê o resultado".
ResponderExcluirfica o desafio! mas acho mais prático ir pra Curitiba kkkkkkk
ResponderExcluirEu acho que deveriamos tentar!
ResponderExcluirbem lembrado anônimo, sabedoria è o tchan uahuahauhahu
ResponderExcluirordináááááriaa!!! (Cumpadi Washington)
ResponderExcluir